Reportagem especial sobre o teste de atenção computadorizado na Tribuna


Pesquisadores do Estado, um deles médico, criaram sistema que mede nível de depressão e ansiedade dos trabalhadores. A equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar começou a fazer o teste do estresse em caráter experimental.

Na hora de desempenhar qualquer atividade profissional, a segurança aparece como prioridade. Pensando nisso, uma dupla de pesquisadores do Espírito Santo desenvolveu um teste que é capaz de identificar o nível de atenção de trabalhadores e até medir o estresse dos funcionários. O teste também pode sinalizar ansiedade, depressão, uso de álcool e drogas, além de problemas de ordem familiar e econômica. O sistema – desenvolvido pelos pesquisadores Hebert Cabral, que é médico, e Renato Cabral – é chamado de Ferramentas Ocupacionais Computadorizadas em Saúde e Segurança (FOCOS, 2006). Ele é feito pelo computador e tem uma versão de longa duração, que complementa o teste rápido. O exame rápido é feito todos os dias pelos funcionários, assim que chegam ao trabalho. Hebert explicou que o teste consiste em indicar, apertando a barra de espaço do computador, qual seria a figura considerada correta. “A ferramenta não é punitiva. O trabalhador não é desligado da empresa. Com o resultado, psiquiatras e psicólogos são preparados para atendê-lo”, explicou. A primeira empresa a utilizar o sistema no Estado, a partir de 2008, foi a ArcelorMittal. A Vale usa o sistema desde 2011. O teste também será aplicado para o efetivo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Polícia Militar.

O chefe da seção de Segurança Operacional do Notaer, major Paolo Quintino de Lima, destacou que saúde e segurança são fundamentais na aviação. O diretor da empresa Serviços Médicos Especializados, Renato Cabral, falou sobre a importância desse teste e disse que tragédias podem ser evitadas. Como exemplo, Cabral citou o caso do copiloto alemão que derrubou, em março deste ano, um avião da Germanwings com 150 pessoas a bordo na região dos Alpes, na França.

Fonte: A Tribuna. Vitória, ES. 12 de maio de 2015.
Autores: Eliane Proschldt e Any Cometti

Contato




Localização

Rua José Alexandre Buaiz, n 300, salas 603, 604, 605
CEP 29050.545 - Enseada do Suá, Vitória-ES - CNPJ: 05.384.273/0001-09
Contatos Telefonicos: (27)3025-3212 :: (27)3025-3214 :: (27)3025-3215

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.