Atenção e Segurança do Trabalho: como a redução da atenção influencia nos acidentes de trabalho?

Embora pareça inofensiva, a falta de atenção é uma das principais causas de acidentes de trabalho. Há pesquisas que apontam a queda da capacidade atencional como responsável por aproximadamente 40% dos acidentes de trabalho.

Mas para além de evitar que funcionários com baixo nível de atenção atuem em funções de risco, é preciso investigar as causas e oferecer suporte. Fatores como saúde mental e ambiente de trabalho inadequado estão entre os principais causadores dessa situação.

Portanto, neste artigo vamos explicar como a falta de atenção pode ser um dos principais fatores de risco para acidentes de trabalho. Além disso, vamos trazer quais podem ser as causas para a perda de foco e de forma predizer tais situações.

Principais causas de acidentes de trabalho

Como mencionamos no tópico acima, a atenção é uma das causas de acidentes de trabalho mais comuns. No entanto, há outras questões que também influenciam de maneira decisiva para o desenvolvimento de doenças e lesões.

O uso incorreto de equipamentos de proteção individual, os EPI’s, é uma destas questões. Mesmo quando há um baixo nível de atenção, o equipamento de proteção é responsável por evitar lesões e acidentes mais graves.

Ainda nesse sentido, a falta de manutenção preventiva dos equipamentos de trabalho é outro fator que contribui para os acidentes de trabalho. Ferramentas e máquinas deterioradas ou usadas de maneira incorreta podem aumentar os riscos de lesões no trabalho.

É preciso levar em conta ainda a somatização dos fatores. Ou seja, em um ambiente de trabalho onde não há uso de EPI ‘s, os aparelhos estão com defeitos e o trabalhador está sob estresse e falta de atenção, há grandes chances de acontecer um acidente grave.

Ademais, veja na lista a seguir as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil:

  • Uso incorreto de EPIs;
  • Equipamentos sem manutenção prévia;
  • Falta de fiscalização;
  • Esforço excessivo/repetitivo;
  • Falta de atenção.

Que fatores diminuem a capacidade de atenção do funcionário?

É possível apontar uma série de fatores que podem causar a perda da capacidade de atenção. Porém, há fatores que possuem uma relação mais direta entre a causa e o efeito.

A privação do sono é um exemplo disso. Conforme mostra o Instituto do Sono, nos Estados Unidos cerca de 7% dos acidentes de trabalho estão relacionados à privação de sono.

Cada um destes fatores contribuem de forma diferente para a queda dos níveis de atenção do funcionário, seja nas condições físicas, mentais e sócio-ocupacionais. Há também a possibilidade de todos estes fatores se somarem como motivos da perda de atenção.

Sendo assim, veja nos itens a seguir algumas das principais causas para a perda de atenção e como estas podem ser fatores de risco para acidentes de trabalho:

Saúde mental

Problemas com a saúde mental estão entre os principais fatores que contribuem para a perda de atenção durante o trabalho.

De acordo com o que aponta pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento do trabalho.

Além disso, é possível observar o estudo “Avaliação computadorizada da atenção e suas correlações com queixas de saúde mental”. O documento mostra que, entre os trabalhadores que tiveram queda representativa nos níveis de atenção, havia o fator emocional como um dos principais motivos.

Seguindo no mesmo estudo, a ansiedade está associada com prejuízos neuropsicológicos de diversas ordens relacionados ao comprometimento funcional.

Levando em conta estes dados, pode-se dizer que é essencial que se tenha cuidado com a saúde mental dos funcionários. Além de representar um risco de acidente de trabalho, também é um fator importante para a qualidade de vida do indivíduo.

Privação do sono

A privação do sono é um fator essencial para o declínio atencional dos trabalhadores. Do ponto de vista neurológico, a privação aguda do sono costuma modificar os tempos de reação, além de estar relacionada a maiores lapsos de atenção.

Além disso, há uma série de estudos que mostram que a privação de sono pode afetar a saúde, bem como o desempenho do trabalho. A importância da qualidade do sono pode ser ainda maior em determinados segmentos, como o transporte, por exemplo.

No mais, em casos onde o trabalhador apresenta queda de atenção frequente e alega problemas com privação de sono, deve-se fazer uma investigação mais profunda, no sentido de descobrir possíveis causas para essa situação.

Condições inadequadas de trabalho

Mesmo sendo importante se atentar às questões clínicas do funcionário para entender sua queda atencional, é possível que o problema esteja dentro da própria empresa. Ou seja, questões de estrutura, equipamentos e valorização profissional também influenciam.

Na medida em que precisa dividir atenções com coisas que não sejam a execução do seu trabalho, o funcionário pode desenvolver lapsos que causam acidentes de trabalho. E essa atenção dividida pode ser causada tanto por um equipamento com falhas quanto problemas financeiros ou interesse de sair da empresa.

Vale ressaltar que todos estes fatores que trouxemos acima podem influenciar de maneira conjunta na capacidade de atenção do funcionário. Quesitos como falta de estrutura, sobrecarga e desvalorização profissional podem influenciar na saúde mental do trabalhador, por exemplo.

Como predizer acidentes de trabalho por falta de atenção?

Sabendo da importância de cuidar da capacidade cognitiva atencional dos trabalhadores para evitar acidentes de trabalho, agora é preciso buscar formas de predizer tais situações.

O Sistema Prontos! é a solução prática e eficiente para prevenir o declínio atencional e os consequentes acidentes de trabalho. Em apenas 1 minuto o trabalhador realiza o teste, que avalia condições físicas, mentais e sócio-ocupacionais do profissional.

Através de um banco de dados que consolida as informações de toda a equipe, é possível fazer um ranking de áreas ou times com análise de risco coletivo. Ou seja, na medida em que um setor apresenta maior queda nos indicadores de prontidão, o gestor pode buscar soluções para essa equipe.

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